Aqui vamos abordar um pouco mais as Perspectiva: Mercado Imobiliário e as suas mudanças para os próximos, principalmente no mercado nacional. Espero que aproveite.
Mas, o que já esta acontecendo?
Entendamos o seguinte, essa é uma tendência, não só deste mercado, mas sim global. A tecnologia vem assumindo o papel de divulgador ou compartilhador de informações, pois as redes sociais estão ai para isso, sem falar na febre dos app’s que servem cada vez para mais coisas e não se vê um fim para isso tão sedo. Assim sendo, a função do vendedor ou do corretor de imóveis está evoluindo, aos poucos deixa de ser oportunista para ser consultiva.
A imobiliária digital
Um bom exemplo disso é a “Imobiliária digital”. É um conceito novo que vem ganhando muito espaço entre os consumidores mais jovens. Estes reconhecem a importância de morar bem, mas também priorizam a qualidade de vida. Todavia, ter um imóvel já não é tão importante para eles e estes, não têm resistência a tecnologia como as gerações anteriores, pois Isso permite uma boa perspectiva de expansão e está aí para ficar.
É bem verdade que este tipo de negócio está dirigido para a área de locação, mas nada impede que nos próximos anos este conceito evolua. Vale salientar que o comercio digital é um dos que mais cresce no mundo. Tecnologias como a inteligência artificial, cloud computing entre outras deve impactar drasticamente qualquer tipo de comercio.
Busca digital por imóveis
Cerca de 90% dos compradores utilizam-se da rede on-line para pesquisar imóveis. Este é um numero absurdamente grande que deve ser levado em conta. Contudo, outro fato relevante é o brasileiro é um dos povos mais conectados do mundo. Assim sendo, pode-se dizer, sem medo de errar, que toda imobiliária deve estar consciente disto e se planejar para o futuro próximo. São 94,3 milhões de pessoas conectadas em multiplataformas.
Definitivamente o papel do corretor de imóveis deve passar uma transformação seletiva radical nos próximos anos. O papel de corretor consultor tende a ficar cada vez mais forte deixando o oportunismo como estratégia de venda em segundo plano.
Como a Imobiliária deve se preparar
Deste modo, as imobiliária devem buscar a atualização tecnológica, apesar de qualquer resistência que diretores e equipe apresentem. Sendo assim, siglas como ERP, CRM, portais imobiliários, redes sociais e assim por diante, devem fazer parte do seu dia a dia. Isso com relação a uma nova forma de gerir a empresa.
A equipe também deve passar por algumas reciclagens para assimilar tudo de novo que acontece nesse mercado. Sendo assim, corretores mais antigos tendem a ser mais resistentes ás novidades, porém, se perceberem um melhor resultado financeiro no final do mês em função de uma maior produtividade tudo se resolve com maior facilidade.
Vou citar algumas tecnologias de ponta que organizações já se utilizam: Realidade virtual, drones, plataformas virtuais e muito mais. Fique de olho.
Como os corretores devem se preparar
O que faz uma pessoa buscar um corretor ao invés de comprar ou alugar direto pela internet? Essa é a grande pergunta que todo bom corretor deve se fazer para se adequar a nova realidade.
Contudo, despertar a confiança deve ser o proposito principal de todo corretor consultor. Trazer benefícios que internet não pode fornecer. Arrumar formas de fazer com que as pessoas escolham pessoas ao invés de maquinas. Este é um grande desafio.
A venda de soluções é diferente da venda de um produto. Portanto, busque se informar mais a respeito.
Conclusão:
Perspectiva: Mercado Imobiliário e as suas mudanças
Assim sendo, as perspectivas para o nosso mercado imobiliário é de grandes mudanças não só tecnológicas, mas de comportamento e não se poderá deixa-las para depois, em função do risco da concorrência e da perda de uma janela única de oportunidade que se abre nesse instante. Pense nisso, pense no seu negócio.
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Em 2010 o presidente do CRECI – SP, José Augusto Viana Neto, ofertou a MasterSapiens com este depoimento depois de uma série de trabalhos prestados. É sempre muito bom recordar.
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