Quando se fala em dificuldades do brasil em vendas competitivas tem que se falar sobre a difícil transição que as empresas estão experimentando ao se adaptarem a uma nova realidade de mercado. Tradicionalmente as empresas brasileiras estão acostumadas a altos lucros e a um mercado extremamente comprador, mas, nos últimos anos, tudo isso mudou e as organizações estão se ressentindo com isso. O dinheiro está curto e o telefone parou de tocar e não há expectativa de voltar ao que era. E agora, o que fazer?
A realidade do empresario brasileiro
Se você esta vivendo esta situação não se sinta mau com isso. Tem muita gente vivendo o mesmo problema. O que não se pode fazer em hipótese nenhuma e fingir que nada esta acontecendo e que as coisas vão melhorar no próximo período. É muito improvável que isto aconteça. O que deve acontecer é que este processo deve se acelerar, devido às tecnologias de ruptura que já estão entrando no mercado hoje.
A realidade no Brasil
Bem, tenho conversado com muitos empresários e as opiniões são unanimes, as coisas aqui, no país tupiniquim, demoram um pouco mais para acontecer. O que é bom, teremos mais tempo para nos adaptar. Mas entenda, será nada interessante perder essa janela de oportunidade.
A solução
Adaptação é a palavra de ordem. Adaptação do fluxo de informação, pois passou a ser fundamental analisar as mudanças do mercado, e a adaptação das pessoas á nova realidade. Sendo a primeira consequência da segunda. As novas gerações estão naturalmente ambientadas, mas as mais antigas, arraigadas a conceitos que precisam ser repensados, lutam intensamente para manter tradições que não se sustentam mais.
Uma avaliação profunda do que deve ficar como cultura da empresa, apontando suas origens e valores, deve ocorrer. Mas também é preciso fazer uma análise criteriosa daquilo que deve ser mudado e preparado para o futuro próximo. É como se voltássemos à adolescência, em momentos de questionamento próprio, e perguntássemos: o se deseja para o futuro dessa organização. Como vamos crescer e dar continuidade aos nossos sonhos.
A adolescência é um período difícil
Se nos lembrarmos deste mesmo período em nossas vidas, vamos perceber que precisamos de uma presença amiga, mas firme, que nos desse a direção certa em nossas vidas. Alguns tiveram essa sorte, outros não. Alguns encontraram seu caminho sozinhos, outros perderam-se na vida. A situação hoje é a mesma para as corporações. Decisões muito importantes serão tomadas em um futuro próximo e estas decidirão o seu destino. Lembre-se, deixar de decidir também é escolher.
A MasterSapiens é uma empresa que vem fazendo o papel de facilitador para muitas equipes que lideram a área comercial. Isso nos deu um alicerce sólido para ajudar nossos clientes nessa difícil faze de decisões tão importantes.
Temos experiência na formação de equipes, pois formamos profissionais nas de relacionamento em vendas, compras e produtividade administrativa por quase duas décadas. Por outro lado, esta mesma experiência nos apresentou, em detalhes, como a informação deve fluir para se obter resultados e uma boa equipe de vendas. Estamos seguros em poder ajudar nesse período de transformação tão profunda que passa a nossa economia.
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