Gestão: Como desmotivar a equipe? – O titulo pode parecer brincadeira, mas não é não. Porque, infelizmente, em muitos casos, é a mais pura realidade. Espero que aprecie o artigo.
Parece que tem chefe especialista no tema, pois certas pessoas, pura e simplesmente, dão a impressão que tem uma aptidão inata para gerar a “desmotivação” geral. Falam nem duas palavras e todo mundo já odeia aquilo.
Pode até demorar, porém as pessoas percebem quando alguém não é confiável ou tem intenções “menos nobres”. Quando isso acontece, a colaboração termina.
Outro fator que limita qualquer tipo de colaboração é quando há competição interna. Isso tende a abalar o fator produtividade em qualquer lugar.
![](https://i0.wp.com/mastersapiens.com.br/wp-content/uploads/2020/03/desmotivado.jpg?resize=189%2C178)
Alguns chamam isso de clima organizacional ruim. Porém, independentemente do nome que se possa dar, uma coisa é certa porque todos saem perdendo com isso e, normalmente, este é um problema de liderança ou a liderança é o problema.
O que motiva pessoas?
Basicamente são dois fatores: são o medo e o premio. O líder deve saber usar isso com as pessoas, direcionando-as, de modo a alcançar tanto o desenvolvimento pessoal, assim como o da empresa.
As pessoas que perseguem o premio são criativas e produtivas. Assim sendo, aqueles responsivos ao medo são mais braçais, porque são executores e não cérebros pensantes.
O que atrapalha muito as empresas?
As pessoas que são controladas pelo medo são mais fáceis de dominar. Uma chefia má intencionada pode fazer uso disto em favor de suas conveniências. Sendo assim, detectar quem realmente está atrapalhando o desenvolvimento é um trabalho bem difícil e normalmente é quem se menos espera.
Estudo indica que 5% das pessoas do mundo desenvolve características de sociopatia. São pessoas inteligentes que buscam posição de chefia para buscar vantagens pessoais. Não desenvolvem laços afetivos e trabalham para si próprios, pois enxergam a equipe e a empresa como ferramenta de ascensão. Em outras palavras, em uma empresa com 100 pessoas, provavelmente 5 delas devem apresentar esse tipo de problema. Não é um número tão baixo, como pode parecer à primeira vista, pois são extremamente nocivas.
Pessoas assim gostam de ambientes desorganizados, onde é mais fácil de atuar. São desonestas e ascendem por vias ilegitimas. Lugares bem geridos e controlados são difíceis de manipular. Geralmente trabalham duro para que isso não aconteça e percebam suas reais intenções.
o artigo “Gestão: Como desmotivar a equipe?” tem a intensão de alertar para certas situações que podem passar desapercebidas em muitas organizações. Liderar é motivar. Muitas vezes se pode observar que excelentes técnicos, quando promovidos a cargos de gestão, são péssimos chefes, porque a qualidade técnica não qualifica ninguém para qualquer posto de liderança.
Veja o nosso curso com TÉCNICAS AVANÇADAS EM LIDERANÇA. Lá tem informações bem interessantes.
A cada 5 sociopatas um deles pode ser um psicopata. Pense nisso.
Artigo recomendado: Psicopatas S.A.: eles trabalham com você