O brasileiro tem a mania de deixar para a última hora, porque será? Você já sofreu com isso? Neste post vamos comentar um pouco sobre o porquê disso e, no final, vai ficar uma dica para você.
![](https://i0.wp.com/mastersapiens.com.br/wp-content/uploads/2020/03/dica-gest%C3%A3o-de-tempo-777x1024.jpg?resize=777%2C1024&ssl=1)
É um costume bem nacional, pois tudo fica para a última hora, feito nas carreiras para entregar no prazo. Então, quer ver algum exemplo típico: a correria dos escritórios de contabilidade um pouco antes do prazo da entrega do imposto de renda. Não é porque eles não se programam, mas são os clientes que não entregam os dados antes. Assim sendo, o site do governo fica super lotado e as pessoas nervosas falando poucas e boas. Já viu isso acontecer?
O interessante disso que não é apenas um costume, mas é uma cultura nacional. Alguns especialistas aventam a possibilidade que “deixar tudo para última hora” acontece em função de nunca termos vivenciado uma guerra e o povo passado necessidade. Bem, por que ninguém sabe? O problema é que é essa a nossa realidade.
A realidade vivida nas empresas
Fato é que essa jabuticaba (algo essencialmente brasileiro, já que a jabuticaba só da no brasil) também ocorre no ambiente profissional o que, muitas vezes, atrapalha o bom andamento administrativo e até a boa reputação da organização perante o mercado.
As indústrias e o comercio estão experimentando um mercado bem mais competitivo, onde atrasar um pedido é um pecado mortal. Sendo assim, grande parte das perdas de clientes ocorre por problemas de prazo de entrega e não por preço ou qualidade.
O profissional também trás essa cultura de berço. Atraso nas reuniões, perda de algum compromisso com cliente, reuniões prolongadas e outros ladrões de tempo que tornam a vida, principalmente dos executivos, extremamente estressada até quando, finalmente, pode ter abalada sua saúde, tanto física quanto mental. Vale salientar que o fato não é bom nem para o profissional quanto para a empresa. Ambos saem prejudicados.
Qualidade de vida
Recomenda-se que a equipe passe por um processo de reeducação, pois a forma que o brasileiro usa as agendas, quando usa, é outro fato digno de citação. “Deveria ser estudado pela NASA”. Muito poucos sabem usa-la devidamente e reconhecem o impacto que isso tem em sua qualidade de vida.
Temos hoje dois tipos de agendas disponíveis. As de papel, tradicionais, e as eletrônicas. Ambas têm vantagens e desvantagens nessa vida. O que é difícil de se observar é o jeito com que são utilizadas. Um post it, por vezes, é mais útil que o tradicional uso da agenda.
![](https://i0.wp.com/mastersapiens.com.br/wp-content/uploads/2020/03/post-it.jpg?resize=960%2C876)
Revertendo a situação
Fique tranquilo, há com acabar com a mania de deixar para a última hora do brasileiro, principalmente nas organizações. Um bom primeiro passo para isso seria ensinar como se deve usar uma agenda adequadamente, seja ela eletrônica ou não. O passo seguinte seria cobrar que seja usada. Parece muito simples e é. Basta entender o quão relevante isto é para todos e todos serão beneficiados.
Dica
Bem, aqui vai ficar uma dica que você já poderá incorporar em seu dia a dia para ficar menos estressado e ter tempo para aquilo que ache importante para você mesmo. Portanto, espero que aproveite.
Recomendamos o curso de produtividade: Gestão de tempo. Tem muito mais informação por lá. Esperamos que tenha ajudado.
Veja: O que causa estresse no trabalho? Bem interessante.
5 Comentários
Adriano Gama Filho
Olá sou o Adriano, realmente temos o péssimo hábito de deixar tudo para depois, ou para a última hora, precisamos tomar muito cuidado para não deixarmos que este hábito se torne endêmico. Gostei muito do post, faz a gente pensar sobre esse assunto
Eduardo Rocha
Valeu, espero ter ajudado.
Eduardo Rocha
Valeu. Agradeço o apoio.
João Botelho
Parabéns pelo artigo. Deixar tudo para última hora com correria traz maus resultados pois os profissionais não se preparam adequadamente para as tarefas e ações. Enganam que estão ocupados, sempre correndo, mas na verdade estão sempre “devendo” e tomam as piores decisões ou entregam produtos/serviços ruins. Desperdiçam tempo de espera de suas equipes.
É importante trabalhar na educação para mudança cultural.
Eduardo Rocha
OLá, João. Grato pelo comentário.