Por que se paga tão bem por soft skills? Bem, tenho observado que as empresas estão enfrentando grandes dificuldades devido a instabilidade do mercado e a falta de capacidade de adaptação, que acontecem cada vez mais rapidamente hoje em dia. Sendo assim, como superar essas dificuldades de forma eficiente é o grande desafio a ser enfrentado hoje e é sobre isso que trata este artigo.
Quando converso com um gestor sobre esse assunto as grandes reclamações dizem respeito a falta de proatividade (tomar as decisões corretas rapidamente) para que as coisas não acarretem mais prejuízos. Desse modo, os adjetivos utilizados são muitos, mas a insatisfação com os resultados segue como uma constante.
O mercado está repleto de pessoas com os mais diversos diplomas e formação nas mais diversas áreas, mas com uma baixa capacidade me conseguir resultados. Pense bem, os resultados dependem de decisões corretas tomadas em tempo hábil, não é assim?
Qualidade da mão de obra disponível
Não é segredo para ninguém que a qualidade da mão de obra disponível para contratação, por vezes, deixa muito a desejar. Um artigo da CNN aborda o problema com o seguinte título: “Escassez de mão de obra qualificada no Brasil atingiu 81% em 2022, diz pesquisa”. Nesse artigo, em entrevista na rádio a diretora da ManpowerGroup, Wilma Dal Col, salientou a necessidade que os profissionais têm de desenvolver os Soft Skills para se alcançar resultados…
…onde o Hard Skill e o conhecimento teórico e o Soft Skill é o conhecimento colocado na prática. Vale salientar que ambos são importantes, mas um não trabalha bem sem o outro.
Investir em treinamento é suficiente?
Esse é um dos grandes mal-entendidos que acontece no ambiente profissional. Boa parte dos empresários confiam muito dinheiro aos seus colaboradores, mas tem medo de investir neles… Veja bem, o sucesso da empresa depende da qualidade da decisão deles. Qual o prejuízo que a decisão de alguém não capacitado pode trazer para a organização? Já pensou nisso?
Transmitir informação não implica em mudança de comportamento...
Os cursos e os treinamentos usuais têm como principal objetivo transmitir informação, ou seja, apesentar e demonstrar como uma ou outra técnica deve funcionar. Em momento algum um curso ou treinamento teórico capacita alguém para fazer alguma coisa. Deste modo, busca apenas passar alguns conceitos e diretrizes.
O Soft Skill é o que deve ter os maiores investimentos para qualquer empresa, pois esta parte da capacitação profissional deve se ater a mudança de comportamento das pessoas e estas tendem a ser bem resistentes a isso. Portando, é deste modo que se deve construir uma cultura vencedora e capaz de se adaptar as contínuas mudanças a que estamos sendo submetidos todos os dias…
Qual é o papel da liderança empresarial?
Uma empresa com um esquema de liderança estratégica normalmente possui 3 níveis básicos em sua gestão.
Uma equipe motivada é aquela de sabe muito bem onde está, para onde deseja ir e como chegar lá. Essa é a função a alta gerência.
Uma boa integração se dá quando os diversos setores trabalham de um modo harmônico, perseguindo os mesmos objetivos. Essa é a função principal da média gerência.
Entregar o que deve ser entregue, sem retrabalho ou perdas desnecessárias e no momento combinado, essa é a função da baixa gerencia, de modo que o cliente fique satisfeito com o que está recebendo.
Cada uma destas inclui uma função que garantir o comportamento profissional produtivo de sua equipe e as empresas em sua maioria têm se ressentido muito dessa competência. Esses profissionais devem preparar suas equipes de forma adequada para que se consiga os resultados esperados e é responsabilidade da organização garantir essa competência. As empresas multinacionais desenvolvem esse trabalho muito bem, mas as demais, nem sempre. A função do RH é dar apoio aos gestores e não o contrário. Então, pense a respeito disso.
Veja o curso de produtividade profissional onde abordamos ferramentas que todos os profissionais deveriam conhecer, mas, infelizmente, as instituições de ensino não se deram conta disso. Espero ter ajudado.