MasterSapiens

cuide do seu coração
Destaque,  Produtividade Profissional

Produtividade profissional e qualidade de vida

Veja que interessante, parece que Confúcio já estava preocupado como a “produtividade profissional e a qualidade de vida“:

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.” – Confúcio

Produtividade profissional”  e “produtividade empresarial” são dois conceitos diferentes, porém, um depende do outro para que os resultados sejam satisfatórios. Sendo assim, os resultados produzidos por um determinado profissional depende diretamente de uma estrutura mínima para que seja produtivo. 

Porém, outro ponto que se deve levar em consideração é que uma pessoa não é uma máquina, para que seja feliz e realizada existem outros aspectos que devem ser levados em conta, tais como: Família, lazer, reconhecimento, formação e assim por diante…

Assim sendo, quando certos aspectos são negligenciado e as pessoas começam a apresentar sintomas de estresse, ansiedade e depressão e a sua capacidade de produzir se torna inversamente proporcional a intensidade dos sintomas apresentados. Infelizmente, a verdade é que este tipo de situação está se tornando cada dia mais comum no dia a dia das empresas.

Informação e produtividade

Colaboração no ambiente profissional
Colaboração

Primeiramente, deve haver uma preocupação por parte das organizações para que as informações necessárias estejam disponíveis a aqueles que as necessitam e, depois disso, incentivar a colaboração. A empresa deve buscar trabalhar em equipe e a competição interna é um veneno quando se busca produtividade, assim como a falta de informação adequada.   

“A qualidade de vida está diretamente ligada à produtividade no trabalho. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele acaba motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes no trabalho e reduzir desperdícios.” – Estado de Minas Gerais

Deste modo, um ambiente saudável é fundamental quando o objetivo for trabalhar com pessoas produtivas… Tão simples quanto isso

Você não é pago para trabalhar, é pago para resolver problemas. Simples assim...

Para se ter uma boa produtividade profissional e qualidade de vida, duas competências deveriam ser desenvolvidas em todas atividades profissionais: como administrar bem o tempo e como lidar com gente. Pois bem, são dois temas amplamente negligenciados, você não acha?

Produtividade Profissional
Como administrar o tempo
Reunião
Como lidar com gente

Técnicas de produtividade profissional

É impressionante hoje, com tantos recursos disponíveis, como as pessoas são incapazes de usar uma agenda em um nível profissional. Deste modo, não interessa se você prefere as tradicionais, de papel, ou as eletrônicas. O resultado é sempre o mesmo. Não existe uma consciência o impacto na vida das pessoas de um boa programação de seu dia a dia. Experimente.

agenda digital
agenda digital
queda de braço
queda de braço

Outro ponto muito negligenciado seria o de buscar conhecer técnicas básicas de como conseguir a colaboração das pessoas. Desta forma, muito tempo e energia são consumidos tentando que as pessoas atrapalhem menos o bom desenvolvimento das atividades diárias. 

Deste modo, técnicas de liderança, negociação e cooperação estão aí para serem usadas, porém passam desapercebidas e a produtividade vai lá para baixo. Pense um pouco mais sobre o assunto…. 

Sugestão de aprimoramento profissional

Por isso, a Mastersapiens tem um curso desenvolvido sobre produtividade profissional que aborda exatamente estes temas com técnicas bem simples e de resultado comprovado. Clique aqui e conheça um pouco mais do seu potencial produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *