O que muda com a indústria 4.0

 

O que muda coma a indústria 4.0 no mercado brasileiro hoje?

Porque tem muita coisa acontecendo.

A 4ª revolução industrial, apesar de pouco conhecida, parece tem dimensões muito maiores que as anteriores. Globalização, tecnologia, crises, concorrência…

É muito interessante fazer uma breve revisão. Veja como as coisas evoluíram:

1ª Revolução: Sai de um ambiente rural para o urbano com a mão de obra essencialmente artesanal passando a ser operária.

2ª Revolução: Começou com a linha de produção de Ford dando origem a indústria de bens de capital.

3ª Revolução: Bem pouco conhecida aqui no Brasil, começou com a Toyota e transformou todo o mercado mundial. Hoje são conhecidas as empresas como WCM (world class manufacturing) ou empresas de classe mundial. Foco na qualidade e na satisfação do cliente.

4ª Revolução: Termo usado pela 1ª vez em 2011 e são empresas com tecnologia embarcada onde o mundo virtual se confunde com o mundo real. São empresas automatizadas, com mão de obra humana extremamente reduzida e alto poder de personalização e completividade.

Mas o mundo já mudou e vai continuar mudando cada vez mais drasticamente? As empresas podem perceber isso pelos preços pagos pelas suas soluções. Estes tendem a cair cada vez mais.

Assim sendo, todas as empresas situam-se em um determinado cenário.

Meio Envolvente

O maior deles é o Meio Envolvente Contextual, composto pelo meio econômico, sócio cultural, politico legal e tecnológico. Este, por sua vez pressiona o Transacional constituído pelos clientes, fornecedores, concorrência e comunidade Que finalmente pressiona as organizações em determinadas direções.

Com uma análise simples, duas atitudes são possíveis. A primeira é não mudar. Estas serão cada vez mais pressionadas. A secunda é aceitar as mudanças, quanto mais rápido, menos sofrerão com a transição.

Pontos FORTES  a serem desenvolvidos:

  • Estratégia – Onde está, onde quer chegar e como fará isso acontecer.
  • Soluções – As soluções devem satisfazer o mercado – Solução = Produto mais serviço.
  • Produtividade – Produzir o máximo com o menor numero de recursos disponíveis.

 

 

4 respostas para “O que muda com a indústria 4.0”

  1. Nesta nova revolução industrial as pessoas envolvidas nos processos entenderão que a mecanização somente atenderá os objetivos se melhorar as condições econômicas e sociais de outras pessoas de fora dos processos. É o mundo mudando para melhorar as pessoas do mundo.

  2. Parabéns Eduardo pelo excelente trabalho, que propõe uma boa reflexão da evolução que passamos em toda a nossa trajetória. Conteúdo claro, leve e com ilustrações muito bem colocadas. Sucesso meu amigo! Patricia Atui

  3. Excelente reflexão meu Amigo!

    Finalmente estamos vivendo na era da melhoria continua permanente onde a excelencia no atendumento aos Clientes è uma rotina diaria e obrigatoria.

    Concordo que os valores pagos para as empresas pelos seus produtos/serviços estão caindo , porem isto nao significa perda de lucratividade para a empresa.

    A grande sacada para as empresas é melhorar a sua eficiencia peodutiva, reduzir custos e assim entregar mais produto ou serviço com menor custo.

    Parabens mais uma vez pela excelente materia!

    Odilon Jr.
    Supporte Engª

  4. Muito bom Eduardo! Realmente precisamos de muita gente estudando esse tema. As industrias brasileiras precisam se mexer e rápido! Muitas ainda estão na 2.0, infelizmente.
    Parabens por disseminar esse trabalho! Sucesso amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *