Informatização comercial-MasterSapiens

CRM e Informatização comercial tem como foco incrementar os processos de atendimento e gestão dos clientes, avaliar se o nível de informatização esta adequado às necessidades da empresa e propor melhorias.

A figura acima mostra esquematicamente como se disponibilizam os negócios de cada empresa. Deste modo, um determinado mercado está disponível para ser abordado pelas organizações onde parte dele é conhecido e parte não. Assim sendo, descobrir novas oportunidades de negócio faz parte da prospecção.

Naquela parte em que é conhecida, alguns já foram abordados e outros não.  Desta feita, é muito importante não deixar ninguém para traz e com isso perder faturamento.

Subsequentemente, parte dos abordados, orçaram e outros não. Estes também devem ser devidamente manejados.

Dos negócios propostos alguns são fechados e outros não. Nesta etapa reside a oportunidade de melhorias no desenvolvimento de soluções.

Dependendo de algumas variáveis como tamanho da empresa e número de funcionários envolvidos é possível dimensionar a necessidade ou não de uma estrutura informatizada para um suporte adequado, minimizando perdas e maximizando o faturamento.