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Como trabalhar a gestão de clientes

Gestão de clientes e o CRM

Gestão de clientes e o CRM não são a mesma coisa? Infelizmente essa é uma dúvida muito comum. É disso que vamos tratar aqui.

Gestão de clientes

Em meio à tradicionais dúvidas, somos sempre perguntados sobre o problema referente á perda de clientes e, assim sendo, resolvemos fazer uma apresentação onde pudêssemos demonstrar, de uma maneira fácil, o que é gestão de clientes e sua importância para o sucesso de qualquer empresa.

Deste modo, pode-se dizer que: “gestão de clientes é o conjunto de processos que uma empresa faz uso para que o faturamento se mantenha e cresça ao longo do tempo.Engloba processos e atendimento ao cliente. Assim sendo, pode-se entender estes processos como a distribuição das informações que devem chegar aos colaboradores para estes possam realizar um bom atendimento. Atendimento é tradicionalmente uma atividade humana, mas que tende a ser desempenhada pela inteligencia artificial e por robôs em um futuro próximo.

Então vamos lá: o CRM, por sua vez, é uma ferramenta, um software, que deve dar suporte a essa gestão e não o contrário. Existe uma gama muito grande de CRM´s gratuitos onde podem ser experimentados por tempo limitado ou adquiridas mais funcionalidades de acordo com a necessidade das organizações. A maioria deles provem de empresas renomadas com vasta experiência de mercado.

O investimento no desenvolvimento de um CRM é muito alto e demorado, portanto vale ressaltar que empresas menores podem ter preços mais convidativos, porém podem dispor de recursos limitados.

O que é um CRM?

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com os Clientes) tem por objetivo principal tornar o relacionamento de uma empresa com seus clientes bem mais fácil, criando um ambiente que favoreça a realização de novos negócios.

A gestão de relacionamento é algo que pode demandar muito tempo e uma equipe especializada para seu controle. A ferramenta do CRM foi criada para facilitar a vida das organizações, pois provê informações em tempo real, registra o histórico, disponibiliza a documentação e viabiliza gráficos gerenciais.

 Esse tipo de ferramenta não é novo no mercado, mas requer uma filosofia própria, a qual seu usuário deve se adequar, para viabilizar um atendimento de alto nível. Então, a ferramenta por si só não resolve o problema, tem que haver o empenho da alta gestão, treinamento adequado e um acompanhamento sistemático de resultados para que se torne viável. É um investimento que vale a pena, pois tem o potencial de retorno rápido.

CRM´s gratuitos.

Então, quer dizer que não se precisa pagar por um CRM para ter um? Sim, existem no mercado CRM´s pagos e gratuitos. A escolha do adequado depende basicamente das necessidades da contratante e de uma customização para as necessidades do contratante.

Sendo assim, alguns dispõe de pacotes gratuitos que, com o decorrer do tempo e um conhecimento mais profundo de seus mecanismos, podem ser ampliados para pacotes pagos. Outros disponibilizam um pacote básico por um certo período para análise e depois passam a ser cobrados. Outros, como já são famosos, requerem algum tipo de assinatura desde o início.

Podemos citar alguns que são gratuitos:  HubSpot CRM,  Bitrix24, SugarCRM, Intercom, Insightly, ZohoCRM, Streak, Freshsales, Agile CRM, Nectar e o CRM bônus e o Agendor. Todos têm seus pontos fortes e fracos que vale a pena serem analisados.

Espero que apreciem ao video.

Equipe MasterSapiens